Universidade Católica no Porto regista o maior número de estudantes internacionais de sempre

Cerca de 600 estudantes internacionais oriundos de todos os continentes enchem o campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa neste primeiro semestre do ano letivo 23/24.

Reforçando a tendência de crescimento verificada desde 2022 no que respeita ao número de alunos internacionais que escolhem a Católica no Porto para realizarem os seus estudos, neste semestre, a Católica no Porto recebe um número record de estudantes internacionais. São cerca de 350 novos alunos internacionais que se juntam a uma comunidade já existente de cerca de 230 estudantes, oriundos de 52 nacionalidades.

Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, reforça que “a Internacionalização é parte intrínseca da missão da UCP”, acrescentando “o crescimento do número de estudantes é o reflexo de todo o trabalho desenvolvido pela Universidade que queremos global, pelas suas Faculdades e por todos aqueles que dela fazem parte.”

O crescente número de estudantes internacionais pode explicar-se pela “posição sólida da Universidade Católica Portuguesa nos rankings internacionais e em particular no ranking Times Higher Education, pelo lançamento de programas inovadores e em associação com Universidades estrangeiras”, afirma Magda Ferro, coordenadora do International Office.

Tem, também, vindo a ser desenvolvido um esforço de internacionalização pelas faculdades da Católica no Porto, nomeadamente no que respeita à captação de estudantes internacionais e à promoção de atividades de internacionalização”, acrescenta.

Os estudantes, que estão em mobilidade segundo acordos bilaterais ou em regime de free moving, frequentam cursos de licenciatura, de mestrado ou de doutoramento de todas as faculdades.

O processo de internacionalização na Universidade Católica Portuguesa apresenta-se como estruturante da atividade de investigação, ensino e serviço à comunidade universal e é essencial à estratégia de desenvolvimento da instituição.

07-09-2023