Mobilidade Internacional: Glossário

Glossário de Mobilidade 
   
A
Acordo de aprendizagem (Learning agreement) Documento escrito Compromisso entre o estudante – que aceita estudar sujeitando-se às regras estabelecidas, inclusive de avaliação – e a instituição – que disponibiliza a docência e as condições de aprendizagem para que os resultados da aprendizagem sejam atingidos no prazo previsto no plano de estudos, com a consequente atribuição de um grau e seu diploma logo que o estudante preencha os requisitos para tal.
Acordo de cooperação Ver Protocolo.
   
B
Bolsas de mobilidade Erasmus para estudantes Subvenções Financeiras atribuídas a Estudantes cuja mobilidade é conduzida no âmbito do Programa Erasmus. O montante mensal da bolsa varia consoante o país de acolhimento - de acordo com as regras estabelecidas pela Agência Nacional - e o montante total da subvenção é calculado com base numa série de variáveis - períodos anteriores de permanência nas mesmas condições, taxa de estudo, período de permanência proposto pelo aluno. Não são bolsas de estudo. Destinam-se apenas a auxiliar nas despesas suplementares, resultado da realização de um período de estudos em outro Estado elegível para o efeito.
   
C
Carta de Estudante Erasmus Documento que define os direitos e deveres do estudante durante o período de mobilidade Erasmus e que lhe é entregue aquando da assinatura do Contrato de Estudos Erasmus.
Carta Universitária Erasmus /Erasmus University Charter (EUC) Carta atribuída a Instituição de Ensino Superior pela Comissão Europeia, que permite a sua participação no programa Erasmus.
Certificado de estadia Documento oficial assinado pela Universidade de Acolhimento onde é especificado o primeiro e último dia em que o aluno esteve presente nessa Universidade. Este documento deve ser entregue pelo aluno até 15 dias após o término do respetivo período de mobilidade.
Classificação ECTS Classificação de acordo com a escala europeia de comparabilidade das classificações.
Classificação local Classificação final obtida numa unidade curricular, num curso ou num ciclo de estudos. Na UCP-Porto, esta classificação é feita na escala de 0 a 20.
Contrato de estudos Acordo escrito  desenvolvido para estudantes de mobilidade, com o objetivo  de fornecer um compromisso vinculativo entre as três partes envolvidas: a instituição de origem, a instituição de acolhimento e o aluno, antes do início da mobilidade. Os Contratos de Estudo, contêm a lista de unidades curriculares ou módulos ou outros componentes educacionais que o aluno pretende frequentar na outra instituição, juntamente com os números de código das disciplinas e os créditos ECTS ou similares atribuídos aos componentes educacionais. O Contrato de Estudos, em conjunto com o Transcript of Records, destina-se a garantir o pleno reconhecimento do programa de estudos realizado na instituição de acolhimento. É a versão pública oficial do plano de estudos, que é um documento de trabalho interno que serve de base para o contrato de aprendizagem.
Coordenador Académico Membro do corpo docente responsável pela análise e validação de Planos de Estudo, Acordo de Aprendizagem e Acreditação. Em algumas Faculdades, o Coordenador Académico e o Coordenador Erasmus são a mesma pessoa.
Crédito Unidade de medida do trabalho do estudante sob todas as suas formas, designadamente, sessões de ensino de natureza coletiva, sessões de orientação pessoal de tipo tutorial, estágios, projetos, trabalhos no terreno, estudo e avaliação. Na UCP-Porto, um crédito corresponde a cerca de 27 horas de trabalho do estudante.
Créditos de uma unidade curricular
Valor numérico que expressa o trabalho que deve ser efetuado por um estudante para adquirir as competências e atingir os resultados da aprendizagem definidos para cada unidade curricular. A avaliação deste trabalho comporta:
Número de horas de contacto representado pelo tempo utilizado em sessões de ensino de natureza coletiva, designadamente, em salas de aula, laboratórios ou trabalhos de campo, e em sessões de orientação pessoal de tipo tutorial;
Número de horas dedicado a estágios, projetos, trabalhos no terreno e outras atividades sem contacto, no âmbito dessa unidade curricular;
Número de horas de estudo dedicado pelo estudante a unidade curricular em causa;
Número de horas destinado a preparação e realização da avaliação no âmbito da unidade curricular em consideração.
   
D
Documento de Plano de Estudos Documento interno de cada Unidade Académica, relativo ao reconhecimento acadêmico das disciplinas realizadas durante o período de mobilidade dos estudantes e que serve de base para a elaboração do Contrato de Estudos (Learning Agreement).
   
E
ECTS - European Credit Transfer and Accumulation System Sistema europeu de transferência e acumulação de créditos, instrumento que se destina a criar transparência e facilitar o reconhecimento académico, através da avaliação do volume de trabalho do estudante numa unidade curricular ou numa área científica.
Escala europeia de comparabilidade das classificações Escala relativa baseada em percentis, proposta no ECTS, que permite a comparabilidade das classificações obtidas nos vários sistemas de ensino superior europeu. É constituída por cinco classes de classificações positivas, identificadas pelas letras A a E, correspondentes respetivamente aos percentis 10, 35, 65, 90 e 100 dos melhores estudantes aprovados, e uma classe negativa F, correspondente aos reprovados:
Classificação ECTS A
B
C
D
E
F
Estudante Qualquer pessoa que esteja matriculada em pelo menos uma unidade curricular e / ou programa na UCP
Estudante em mobilidade Estudante matriculado e inscrito num estabelecimento de ensino superior e num ciclo de estudos, que realiza parte desse ciclo de estudos  noutro estabelecimento de ensino superior.
Estudante em mobilidade in  Pessoa que, estando matriculada em outra instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, vem realizar um período de estudos até um ano, na UCP, em qualquer um dos ciclos, ao abrigo de acordos ou programas específicos, usufruindo dos mesmos direitos e deveres do estudante da UCP.
Estudante em mobilidade out Estudantes inscritos na UCP- Porto que realizem um período de estudos fora da Faculdade e de Portugal no âmbito de acordos de cooperação com Universidades estrangeiras.
Estudante em mobilidade – livre (ML) – "freemover in" –  Estudante que, estando regularmente inscrito em outra instituição de ensino superior, proponha à UCP-Porto a sua aceitação para a realização de um período de estudos, sem enquadramento em nenhum programa de mobilidade ou acordo, e mediante pagamento das propinas definidas.
Europass Iniciativa comunitária destinada a ajudar o cidadão a apresentar as suas competências e qualificações de uma forma clara e facilmente compreensível em toda a Europa (União Europeia, EFTA/EEE e países candidatos) e assim favorecer a sua mobilidade na Europa. Consiste num conjunto de cinco documentos: dois documentos (Curriculum Vitae (CV) Europass e o Passaporte de Línguas Europass) que o próprio cidadão pode preencher; e três documentos (Europass-Suplemento ao Certificado, Europass-Suplemento ao Diploma (ver Suplemento ao Diploma) e Europass-Mobilidade) preenchidos e emitidos pelas entidades competentes (http://europass.socleo.pt).
   
F
   
G
   
H
   
I
Inscrição Ato que faculta ao estudante, depois de matriculado, a frequência de determinadas unidades curriculares de um curso ou ciclo de estudos.
Instituição de acolhimento Instituição de ensino superior em que um estudante em mobilidade realiza um período de estudos ao abrigo de um Programa de mobilidade e de um Contrato de estudos, ou na qual está inscrito um bolseiro.
Instituição de origem Instituição ou Universidade em que um estudante em mobilidade está matriculado e inscrito.
   
L
Learning agreement (LA) Ver Acordo de aprendizagem.
Licenciatura Primeiro ciclo de estudos constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares denominado curso de licenciatura, que compreende 180 a 240 créditos e uma duração normal entre seis e oito semestres curriculares de trabalho dos estudantes, quando em regime de tempo integral.
   
M
Mestrado Segundo ciclo de estudos, compreendendo 90 a 120 créditos e uma duração normal entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes (quando em regime de tempo integral),
Mobilidade  Atividade inerente ao fluxo de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente para uma instituição de acolhimento, sem vínculo a esta. Os objetivos da mobilidade podem ser multiplos e dependerão da natureza da atividade do agente que realiza a mobilidade.
Mobilidade in - Mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente no sentido da UCP-Porto para o exterior.
Mobilidade out -  Mobilidade de estudantes, docentes investigadores e pessoal não docenteno sentido da UCP-Porto para o exterior.
   
N
Nota ECTS Ver Classificação ECTS.
Nota local Ver Classificação local.
   
O
   
P
Propina Taxa de frequência devida pelo estudante à instituição de ensino superior em que se encontra matriculado e inscrito.
Protocolo  Acordo de cooperação entre a UCP e outra (s) instituição(ões), nacional(ais) ou estrangeira(s), assinado pelos seus responsáveis com vista a colaboração em áreas nele definidas. Os protocolos são completados com adendas que especificam o âmbito ou objeto da cooperação.
   
Q
Quadro Europeu comum de referência para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação Elaborado pelo Conselho da Europa, tem por objetivo oferecer uma base comum, em toda a Europa, para a elaboração de programas, testes, manuais e outros materiais de aprendizagem de línguas. Um dos aspetos mais importantes é a definição de seis níveis de aprendizagem, que permitem a comunicação entre os vários sistemas e tradições de ensino de línguas na Europa. (ver http://www.coe.int/t/dg4/linguistic/CADRE_EN.asp).
   
R
Reconhecimento de um programa de estudos de um estudante em mobilidade out  
   
S
   
T
Transcript of Records Documento oficial emitido pela Universidade de Acolhimento, contendo informação sobre a situação académica dos alunos, incluindo as notas dos cursos realizados pelos alunos no exterior
   
U
Unidade curricular (UC) Unidade de ensino e de aprendizagem de um ciclo de estudos ou curso com objetivos de formação próprios, que é objeto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
Universidade parceira Instituição de Ensino Superior que assinou um contrato válido com a UCP tendo por objetivo, o intercâmbio de estudantes ou outras atividades de cooperação.
Universidade/IES  de acolhimento Instituição de ensino superior em que um estudante em mobilidade realiza um período de estudos ao abrigo de um Programa de mobilidade e de um Contrato de estudos.
Universidade/IES de origem Instituição de Ensino Superior ou Universidade em que um estudante em mobilidade está matriculado e inscrito.
   
V
   
X
   
Z