Católica no Porto participa em programa de cooperação académica luso-galaico

No dia 14 de setembro, a Universidade Católica Portuguesa no Porto participou na assinatura da adenda ao Protocolo que institui o Programa Iacobus, uma iniciativa europeia pioneira que visa fomentar a cooperação e a mobilidade académica no espaço universitário luso-galaico, apostando no desenvolvimento de projetos formativos e de investigação científica.

Membro efetivo do Programa Jacobus desde 2014, a Universidade Católica Portuguesa no Porto tem vindo a participar ativamente nas calls do Programa, proporcionando fluxos de mobilidade in e out de colaboradores, docentes e investigadores.

A adenda ao Protocolo agora assinada permite o alargamento das entidades parceiras do projeto, nomeadamente com a inclusão de Centros Tecnológicos da Região Norte de Portugal e Galiza. A ampliação aos Centros Tecnológicos contribui para fomentar a cooperação, interação e desenvolvimento conjunto de atividades de investigação, de formações e de divulgação entre as Instituições da Euro região, ampliando as opções de mobilidade do Programa ao oferecer um maior número de instituições de destino e mais áreas científicas para os estágios de investigação.

O foco do programa Iacobus vai de encontro à estratégia de internacionalização da Universidade Católica Portuguesa no Porto, especificamente no que respeita à importância da investigação transnacional, pelo que estão já a ser realizados esforços no sentido de estimular a Comunidade a participar nas várias ações do Programa.

A cerimónia de assinatura da adenda do Programa contou com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e em representação da Universidade Católica Portuguesa no Porto esteve Isabel Braga da Cruz.

Para mais informações sobre o programa Jacobus, por favor contacte: international@porto.ucp.pt

04-10-2018