Sistema de Créditos

O Sistema de Créditos utilizado pela Universidade Católica Portuguesa, decorre da Declaração de Bolonha (que visa uniformizar procedimentos em toda a União Europeia) e é designado de ECTS.

O que é o ECTS?
O ECTS - sigla inglesa de "Sistema Europeu de Transferência de Créditos" (European Credit Transfer System) - foi desenvolvido pela Comissão Europeia como forma de reconhecimento académico dos estudos efectuados no estrangeiro. Este sistema permite uma avaliação e comparação dos conhecimentos adquiridos e a sua transparência de uma instituição para outra.

Características do ECTS
O ECTS assenta em três elementos base:
1. informação sobre os programas de estudo e resultados dos estudantes;
2. acordo mútuo entre as instituições parceiras e os estudantes;
3. a utilização de créditos ECTS - valores que indicam o volume de trabalho do estudante.

A característica essencial do ECTS é o facto de ser aplicado por estudantes, professores e pelas próprias instituições, que pretendem que os estudos efectuados no estrangeiro sejam reconhecidos como parte integrante da formação do estudante. Cada curso fornece tanto os conteúdos das disciplinas, como os créditos atribuídos a cada disciplina.

O pleno reconhecimento académico é uma condição sine qua non da mobilidade estudantil no âmbito dos programas Socrates/Erasmus. Exige-se que o período de estudos no estrangeiro (incluindo exames e outras formas de avaliação) substitua efectivamente um período de estudos comparável (incluindo exames e outras formas de avaliação) no âmbito do instituição de origem, mesmo que haja diferenças entre o conteúdo dos programas adoptados num e noutro caso.

O ECTS assegura a transparência através dos instrumentos seguintes:
1. Créditos ECTS
2. Dossier de informação
3. Registo académico
4. Contracto de estudos

Créditos ECTS
Os créditos ECTS quantificam o trabalho do estudante de uma forma mais relativa do que absoluta. Indicam apenas a parte do volume de trabalho anual que cada módulo exige na instituição ou no departamento responsável pela atribuição dos créditos ECTS.

No âmbito do ECTS, 60 créditos representam o volume de trabalho de um ano de estudos. Regra geral, 30 créditos equivalerão a um semestre e 20 créditos a um trimestre de estudos.

A utilização dos créditos ECTS garante a organização de programas razoáveis em termos de volume de trabalho para o período de estudos no estrangeiro.

Estudantes ECTS
Os créditos ECTS só são concedidos aos estudantes que concluam os seus estudos com bom aproveitamento na avaliação. Não é suficiente assistir às aulas para que os créditos ECTS sejam atribuídos ao estudante.

O processo de avaliação pode revestir formas diversas: exames orais ou escritos, trabalhos práticos, combinação de duas ou mais destas formas, ou qualquer outra forma de avaliação, apresentação de comunicações em seminários, etc.

O número de créditos ECTS atribuídos ao estudante não depende da eventual obtenção de boas classificações. O número de créditos atribuídos ao estudante por um determinado módulo é fixo, sendo idêntico para todos os estudantes que obtenham aproveitamento nas avaliações. A qualidade do trabalho efectuado pelo estudante no âmbito do programa de estudos é expressa em classificações.